Depoimentos

Beatriz Barbosa Novaes

Gostaria de compartilhar com vocês minhas vitórias e desafios na luta contra a obesidade. Quando pequena era aquela criança gordinha que todo mundo acha fofa. Durante a adolescência aquela garota obesa que os meninos dispensavam e que servia de chacota. Mas Deus em seu grande amor por mim me reservou um homem especial que não olhou para o meu exterior mais sim o interior, nos casamos e vivemos felizes a quase 10 anos. Durante idas e vindas a médicos, nutricionistas e dietas, numa delas consegui emagrecer 32 Kg. Infelizmente ocorria comigo o que acontece com várias pessoas que lutam contra a obesidade, o tal efeito "sanfona", e voltei a engordar depois de um período de stress chegando a pesar 110 Kg. Foi quando comecei a procurar na internet, blogs de pessoas que haviam passado pela Cirurgia Bariátrica, e para a minha surpresa, como leiga no assunto, só encontrei depoimentos de pessoas realizadas e felizes com a operação. Procurei então a minha endocrinologista para tirar dúvidas e ela disse: “Eu acho ótimo, vou assinar agora mesmo seu encaminhamento para o Cirurgião, Dr. Wanderley Granados”, que por sinal é um pai. Desde o inicio do tratamento e até a cirurgia, passaram-se de 6 a 8 meses, com palestras, acompanhamento nutricional e acompanhamento psicológico, que na minha opinião é o mais importante do programa da obesidade, a gente aprende que é possível desvincular a comida, da solução de problemas.
Hoje sou a pessoa mais realizada e feliz, aliás a felicidade pode ser vista estampada nos meus olhos. Estou pesando 69 Kg e a meta é chegar aos 65 Kg, ainda estou emagrecendo. Faço  exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana o que por sinal também é outra parte importante do tratamento. Aprendi também que as minhas escolhas na alimentação são a chave para o sucesso, e que não sou uma nova magra e sim uma ex-obesa. Agradeço a todos que de alguma forma influenciaram na minha vitória.

 

 

Luciana dos Santos Pavageau Sayão

 

      

 

 

Carioca, casada, 38 anos, pós-graduada em Direito, IMC 40,96, peso inicial 102kg, altura 1,58m,

Aderiu ao PCO em  28 de Abril de 2008

Submetida a cirurgia em 14 de outubro de 2008.

Tempo de cirurgia 11 meses, peso atual 61 kg, peso ideal 60 kg.

 


“Por que fui obesa, hoje estou em tratamento, tive que entender que era doente, muito doente... E durante a preparação para a cirurgia, enfrentei grandes batalhas, descobri que a auto-estima nos move para frente ou para trás. Foi preciso ir fundo dentro de mim e me encontrar. Aceitar que precisava de ajuda de  profissionais. Dado o primeiro passo, os outros foram mais simples de dar, mas não pense que foram mais fáceis. É como vício que se cura, um dia de cada vez, aos poucos fui descobrindo dentro de mim uma força de vontade que eu mesma desconhecia. Cada dia é uma nova experiência, uma nova vida. E o mais importante, descobri, também, que posso olhar para mim e me ver como há muito não fazia, eu me escondia dentro de mim mesma.

Hoje, quase um ano depois, eu recuperei minha auto-estima e como resultado minha vitalidade, minha energia, minha feminilidade, minha porção mulher, minha porção criança, enfim me encontrei novamente. Hoje posso fazer qualquer coisa e faço mesmo, aprendi a encarar o mundo de frente.

Luciana.”